"AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SÃO VERDADEIROS UNITARISTAS?"


 


O que são o Movimento Unitarista?

Os Unitaristas Bíblicos estão na história como Miguel Servet, Isaac Newton, William Channing, Thomas Jefferson e Joseph Priestley e muitos outros!
fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Unitarismo_b%C3%ADblico.

Porém o que vem a ser um Unitarista?
A enciclopédia de Religião Ética dar a seguinte definição: "É expressamente fundado no conceito da personalidade única da Deidade em contraste à doutrina ortodoxa de Sua natureza trina. O termo correspondente Trinitário foi usado pela primeira vez no sentido moderno por Servetus em 1546" (ibid.).
O adjetivo Unitário às vezes foi empregado para além dos limites do Cristianismo.(por exemplo, o Islão e o Judaísmo são também Unitarios em sua base).

Unitarista é aquele que crê em UM ÚNICO DEUS COMO DIVINDADE E COMO UMA ÚNICA PESSOA. Esta pessoa é YHAWEH o Deus de Israel, Nosso Amado Pai Celestial, o Deus e Pai de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. João 17:3. Ver: http://www.unitarismobiblico.com/1/?page_id=32.

Seriam as Testemunhas de Jeová Unitaristas?
No estudo apresentado de acordo com os fatos bíblicos teremos a classificação bíblica para as Testemunhas de Jeová.
Afirmam serem Monoteístas, porém de acordo com a Enciclopédia Religião Ética as maiores religiões Monoteístas de fato são consideradas Unitaristas, pois não admitem um "outro deus", uma "outra pessoa divindade" além de uma Única pessoa e Único Deus.
Porém é correto classificarmos as Testemunhas de Jeová como "Monoteístas" e "Unitaristas"?

De acordo com as Testemunhas de Jeová, "Jeová e o Único Deus Verdadeiro". ("O que a Bíblia Realmente Ensina?" pg.13-16).
Assim estariam elas pregando o Monoteísmo Bíblico?
Até este ponto as Testemunhas são de fato Monoteístas ou Unitaristas!
Porém levando em conta o seu ensino sobre quem foi Jesus Cristo e o que é o espírito santo, temos a CERTEZA que não se trata de uma religião monoteísta ou unitarista e sim dualista, politeísta e espírita!

Porém qual é a posição das Testemunhas em relação ao Senhor Jesus?
  • De acordo com as Testemunhas de Jeová "Jesus" foi o Arcanjo Miguel antes de nascer como sendo o humano Jesus. ("O que a Bíblia Realmente ensina?" Apêndice pg.218-219).
  • Jesus ao nascer como um humano perfeito também era "um deus", "um humano poderoso" ou um "semi-deus". ("O que a Bíblia Realmente ensina? Apêndice pg.202-204;37-46).

Porém é isto o que a Bíblia Afirma?

  • A Bíblia afirma claramente que Jesus era a PALAVRA, o VERBO que se fez carne e habitou entre os homens. João 1:1,14.
  •  Jesus não viveu como um anjo, uma entidade espiritual ou até mesmo como uma segunda pessoa ao lado do Pai. Isaías 45:5;45:12.
  • Jesus passou a existir nos pensamentos do Pai e aquele que o Pai usou em sua Criação, a Palavra da vida! Romanos4:17; Jeremias 1:5.
  • Jesus como o Verbo DIVINO e não DIVINDADE! Filipenses 2:6-11.
  • Jesus viveu entre os homens como o SEGUNDO ADÃO porém PERFEITO e SANTO! I Timóteo 2:5.

Resumo:
  •  Jesus antes de nascer era a Palavra, o Verbo que estava em Deus, o Pai.(Não existiu como uma pessoa espiritual, como uma inteligência pré-humana). João1:1,14.
  • Jesus era Divino pois possuía todos os atributos divinos, sua natureza era divina, Jesus era um ser humano perfeito. (Jesus não era uma Divindade, pois ser Divino é uma coisa, agora ser Divindade é outra). Isaías 45:5.
  • Se reconhecermos em Jesus como sendo um segundo "deus" além do Pai estaremos pregando o dualismo e o politeísmo. João20:17;I Coríntios 8:5-6.
 Porém qual é a posição das Testemunhas em relação ao Espírito Santo?

 De acordo com as Testemunhas de Jeová o "Espírito Santo" não é uma pessoa e sim a Força Ativa de Jeová sobre a sua criação e sobre seus ungidos. (Tradução Novo Mundo das Sagradas Escrituras, guia de estudo pg.1269).

Porém é isto o que a Bíblia Afirma?

  • A Bíblia afirma claramente que o "Espírito Santo" é o próprio Deus, o Pai.
  • O "Espírito Santo" é manifestação de Deus, o Pai em poder e glória. Lucas 1:32-33;Mateus 1:20.


Resumo:


  • O Espírito Santo possui sentimentos que uma pessoa sente, porém é uma pessoa!
  • O Espírito Santo não é uma suposta "Terceira pessoa" de uma Trindade e sim a própria PESSOA de Deus, o Pai manifestando o seu poder e glória! João 4:24.
  • O Espírito Santo não é apenas uma "Força Ativa" e sim uma Pessoa manifestando o seu poder e seus atributos e características de sua divindade. Atos5:1-4.
CONCLUSÃO:


 Assim concluímos inteiramente que as Testemunhas de Jeová não erram na sua crença que o Pai é o único Deus verdadeiro, porém erram na sua crença em crer que Jesus era uma "entidade espiritual" antes de nascer. E como ser humano era parte anjo/homem, um semi-deus na terra.
O Espírito Santo ser uma "Força ativa" e não a própria pessoa de Deus, o Pai manifestando sua Glória e seu Poder.
Assim de acordo com a Bíblia as Testemunhas são dualistas: Admitem adorar apenas um Único Deus, porém afirmam ser Jesus um "outro deus poderoso".(O que elimina totalmente a crença Monoteísta ou Unitarista); Negando assim sua humanidade, como o Segundo Adão Perfeito para a salvação de todo aquele que crê!
As Testemunhas de Jeová são espíritas: Admitem que Jesus era uma "Entidade espiritual" antes de nascer, e também creem que humanos irão ao céu, isto é a crença na pre-existência das almas e na imortalidade da alma.
As Testemunhas de Jeová são politeístas: Admitem que além do Deus-Principal Jeová, Jesus é outro deus e como humano foi um semi-deus, e creem que os 144.000 irão reinar no Céu com Jeová e Jesus e assim estarão acima de nós nos governando com poder e autoridade.
Ora se estão todos os 144.000 assentados em tronos no céu, assim como Jesus sentou no trono do seu Pai concluíamos que a Organização prega de modo subliminar a divindade dos seus "ungidos" tornando-se assim uma Organização politeísta.
"No cristianismo, o Céu ou é uma vida pós-morte eternamente abençoada ou um retorno ao estado antes da queda da humanidade, um novo e segundo Jardim do Éden, no qual há a chamada pelos católicos,visão beatífica(Onde todos podem ver à Deus) num estado perfeito e natural de eterna existência, e geralmente acreditam que esta reunião pós-morte é consumada através da fé de que Jesus Cristo morreu na cruz pelos pecados da humanidade, foi ressuscitado e ascendeu corporeamente ao Céu".

Fonte: BORGES, Jorge Luis. O Céu e o Inferno segundo Emanuel Swedenborg

Saí dela povo meu! Apocalipse 18:4.

Irmão Guilherme. 

Wikipedia

Resultados da pesquisa