SEITA: MOVIMENTO CARISMÁTICO

Na virada do século [19], o Movimento Pentecostal de hoje começou a existir, enfatizando o “falar em línguas” e a “cura divina”. Seu fracasso em “manejar bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15) conduziu a muitos ensinos falsos com referência ao ministério do espírito santo, tendo gerado confusão nas mentes dos salvos e dos não salvos, também. O Movimento Pentecostal surgiu principalmente dentro das igrejas protestantes, mas estas logo se dividiram, por causa das práticas e crenças não comuns e em alguns casos, porque os adeptos do movimento começaram a se sentir insatisfeitos com as igrejas que haviam se tornado teologicamente liberais e mundanas em seu posicionamento e práticas. Pelo menos duas coisas podem ser ditas sobre a  maioria dos primeiros pentecostais  - é que eles repudiaram terminantemente o liberalismo e o Movimento Ecumênico, discordando do mundanismo dentro da Igreja.
Nos anos 1960, um novo movimento começou a se formar dentro do Pentecostalismo, compartilhando suas doutrinas básicas, advogando a política de “ficar” em vez de “sair” das igrejas, sem formar novas filiações da mesma [Em outras palavras, levedando a massa, em vez de criar uma nova massa para ser fermentada]. Este movimento passou a ser conhecido como “Movimento Carismático”. Ele envolve não somente as várias igrejas protestantes como também a Igreja Católica Romana. Ora, se alguém é capaz de “falar em línguas” ou se já experimentou a “cura divina”, é logo aceito pelos carismáticos, sem qualquer problema com relação à sua denominação eclesiástica ou ao seu desvio doutrinário [A Bíblia é relegada ao segundo plano, dando lugar à experiência]. Quando alguém escuta um católico romano falando sobre o “batismo no Espírito Santo” ter-lhe concedido um amor mais profundo pela missa, logo se pode concluir que isso não pode ser obra do espírito santo, mas de um falso espírito. 
Nos anos 1980, outro movimento apareceu no cenário religioso, o qual fez com que os falsos ensinos pentecostais e carismáticos se tornassem ainda mais atrativos e perigosos. E por que? Porque este movimento promoveu, além das doutrinas básicas não bíblicas mantidas pelos pentecostais e carismáticos, outras doutrinas, negando qualquer relação com estes grupos, tendo se tornado atraente aos evangélicos e fundamentalistas, os quais não desejavam usar os rótulos dos grupos supracitados, por causa dos seus ensinos e práticas desviados da Bíblia.
O ímpeto deste movimento veio amplamente com muitos livros circulando e muitas palestras para grupos evangélicos, feitas no mundo inteiro, pelo Dr. John Wimber, fundador da Vineyard Christian Fellowship e pelo Dr. Peter Wagner, Diretor do Instituto Para o Crescimento da Igreja, no Seminário Fuller. Estes dois homens se influenciaram mutuamente, tendo feito experiências com os vários ensinos e práticas relacionados às “curas, milagres, sinais e maravilhas”, os quais logo sobrepujaram os erros pentecostais e carismáticos. Eles afirmavam que o exorcismo dos chamados “espíritos territoriais” era essencial para completar a tarefa da evangelização mundial e que Deus havia restabelecido os ofícios de profeta e apóstolo, e com a suposta posse desses ofícios estes homens estariam recebendo mensagens diretas de Deus para a igreja, e exercendo a autoridade divina sobre a Igreja [Assim se formava a Igreja Emergente, que hoje engloba uma grande parte da população evangélica ocidental]. Este mais novo movimento é sempre referido como “Evangelismo de Poder”, “Ondas do Espírito Santo” (com os mestres pentecostais e carismáticos do Evangelismo de Poder), tendo se instalado numa grande coalizão, o qual está se espalhando rapidamente. Este movimento emergente significa uma grande  ameaça à pureza da Igreja e ao evangelho de Cristo.
Outros autores têm tratado amplamente dos perigos do Movimento Carismático e como este movimento é contrário à Escritura. Nosso propósito, neste pequeno espaço, é mostrar sucintamente alguns perigos reais deste movimento, para que o povo de Deus seja informado e admoestado contra os mesmos. Observamos que existem muitos crentes já envolvidos com este movimento. É importante observar os princípios, doutrinas e posicionamentos e não simplesmente os indivíduos que compõem o movimento, pois todos nós somos falíveis. A Palavra de Deus é a única infalível e deve ser a nossa exclusiva base para retirar conclusões e não devemos julgar coisa alguma ou qualquer pessoa com preconceito.
O Movimento é perigoso porque...
1. - Ele aceita línguas, interpretação de línguas, visões, sonhos, profecias, etc., como sendo mensagens de Deus para os Seus filhos. Isto é um grave perigo. Uma vez que aceitemos mensagens extra-bíblicas (aquelas que são adicionadas à Bíblia), embora não necessariamente contrárias à mesma, em pouco tempo estaremos dispostos a receber mensagens não bíblicas como sendo legítimas. É exatamente isto que o Movimento Carismático tem feito e continua fazendo. De fato, todas essas mensagens extra-bíblicas, são, realmente antibiblícas, pois a Palavra de Deus nos admoesta especificamente contra qualquer acréscimo às Escrituras (Deuteronômio 4:2; Apocalipse 22:18-19). O Movimento Carismático costuma usar essas mensagens extras e antibiblícas com a desculpa de que “novos sopros do Espírito estão acontecendo”. Eles dizem: “Quem sabe o que o espírito santo pode fazer?” Contudo, não devemos esquecer que a Palavra de Deus é a revelação completa entregue pelo espírito santo (2 Pedro 1:19), de uma vez por todas, e não em prestações. Sabemos que o espírito santo é de Deus e Deus nunca se contradiz. E que foi o próprio espírito santo de Deus quem nos admoestou contra qualquer adição à Sua Palavra. Desse modo, quem acrescenta algo à Palavra de Deus não pode afirmar sua autoridade ou que está possuído pelo espírito santo.
2. - O Movimento Carismático encoraja os seus seguidores a terem comunhão, tanto com as igrejas protestantes como com os católicos, e com quaisquer outros grupos que pregam e ensinam um falso evangelho, afirmando que se os supostos dons do espírito santo estão presentes nesses falsos sistemas religiosos, então os carismáticos podem se juntar às mesmas, no evangelismo, na adoração, nos cultos, etc., e que isto se torna um ministério aceitável. A Palavra de Deus é meridianamente clara, quando diz, em Gálatas 1:6-9, que quem prega “outro evangelho” deve ser “amaldiçoado”. E na 2 João 1:10,11, lemos: “Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras”.    O engodo satânico promovido pelas falsas línguas, milagres e semelhantes ajuda a juntar os que a Palavra de Deus determina que fiquem separados. O Movimento Carismático está promovendo o Movimento Ecumênico e a Igreja Católica de Roma, desconsiderando os seus erros doutrinários, com eternas conseqüências  para os seus seguidores, tudo isso em nome da “unidade no Espírito”, o que é muito perigoso!
3. - Ele vende e promove, como o Movimento do Neo-Evangelicalismo, a maioria das novas versões e traduções da Bíblia, muitas delas acrescentando ou subtraindo porções da Palavra de Deus. Isso também é muito perigoso porque destrói a confiança na Palavra de Deus escrita, levando o leitor a questionar qualquer texto divinamente preservado. As novas versões da Bíblia também diluem e até mudam os ensinos vitais da Palavra de Deus.
4. - Ele coloca ênfase não bíblica e indevida na cura física. Isto serve de tropeço a muitos crentes preciosos, a quem é falsamente ensinado que a vontade de Deus é curá-los. Tanto a Escritura como a experiência ensinam que Deus pode usar as aflições físicas para refinar, corrigir e castigar os Seus filhos (Hebreus 12:3-11; Jó 23:10). A Palavra de Deus ensina que Ele pode curar qualquer pessoa, em qualquer tempo, mas não todo mundo, em todo tempo. Paulo nos ensinou esta verdade, quando Deus lhe explicou na oração por ele repetida três vezes, que sua oração não seria atendida (2 Coríntios 12:1-10). E quando um dos fiéis auxiliares de Paulo, Trófimo, adoeceu, o apóstolo não pôde curá-lo da enfermidade (2 Timóteo 4:20). Quando oramos, pedindo nossa cura e dos outros, nunca devemos esquecer que essa cura é sempre uma prerrogativa de Deus, embasada no que é melhor para nós, e que não devemos “exigir” nem “clamar” por essa cura, conforme nos ensinam os carismáticos.
5. – Ao contrário do seu antecessor (o Pentecostalismo), o Movimento Carismático promove e encoraja um espírito consumista na Igreja e no crente individual. Em vez de se esforçar para pregar a verdadeira santidade e piedade, o movimento se preocupa com discursos, vestimentas, cabelo, música barulhenta, entretenimento, etc., orgulhando-se de usar esses meios mundanos para entreter os seus membros e atrair os perdidos. Isso também é muito perigoso (Leiam 1 João 2:15-17).
6. - O Movimento Carismático encoraja as mulheres a abandonarem o lugar que Deus lhes destinou no lar e na Igreja. Isso tem resultado em lares e igrejas desorganizados, com mulheres assumindo cargos de liderança, em completa violação à Palavra de Deus. É estranho, inconsistente e triste ver os carismáticos  usando o capítulo 14 de 1 Coríntios para justificar o “falar em línguas”, como um dom do espírito santo em nossos dias, esquecendo o que esse mesmo capítulo diz no verso 34: “As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas”. Torna-se perigoso para o lar e para a Igreja desobedecer a essa ordem divina, a fim de entregar o comando da Igreja às mulheres.
7. - o Movimento Carismático promove e encoraja o que é chamado “cair sob o poder”, uma prática perigosa, na qual certos líderes impõem as mãos sobre as pessoas, levando-as a “desmaiar, cair ao chão, experimentar o poder”, etc., ficando inconscientes ou semiconscientes por alguns segundos ou mais tempo. Os carismáticos tentam usar João 18:6 para justificar a prática de cair, o que demonstra mais um exemplo de como as Escrituras são torcidas, a fim de justificar e defender suas práticas esdrúxulas. Não existe qualquer precedente bíblico, um exemplo ou uma ordem que justifique tal experiência. A sugestão hipnótica e o desejo de experiências extrabíblicas abrem espaço para esses pretensos resultados, os quais podem ser demoniacamente provocados, em paralelo com o ocultismo.
8. - O Movimento Carismático se gloria nos “milagres” e muitas vezes ele usa um “milagre” como base para autenticar a mensagem e as práticas de uma pessoa, mesmo que sejam antibiblícas. Isto é perigoso, visto como as Escrituras ensinam claramente: “Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados”. (2 Timóteo 3:13). Deus nos admoestou que a vinda do Anticristo foi “segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira” (2 Tessalonicenses 2:9-11).  Hoje em dia, a autenticação das mensagens e dos métodos humanos é feita através de “milagres”, contra os quais a Palavra de Deus nos adverte. É perigoso aceitar qualquer outra base de julgamento que não seja a infalível Palavra de Deus escrita. A falsa noção de que os milagres devem acompanhar a pregação do Evangelho, para que os perdidos sejam salvos, conforme tem sido usada atualmente, é totalmente antibíblica. O único Evangelho verdadeiro é o que lemos em Romanos 1:16, isto é, que  “O evangelho de Cristo é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”. Sem dúvida, multidões estão confiando nas “experiências” carismáticas para a salvação, por causa dos falsos ensinos, em vez de confiarem nas promessas da Palavra de Deus. (João 1:12; 3:36; 5:24; Romanos 10:13-17).
9. - O Movimento Carismático confunde e conduz erroneamente os crentes nos ensinos bíblicos sobre a oração, usando Mateus 18:19 “Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus”.  Ele faz isso para confirmar curas, bênçãos financeiras ou a solução de qualquer problema, ignorando o que Deus diz na 1 João 5:14:15 “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos”. O ensino carismático de que Deus nunca deseja que o crente adoeça ou tenha problema de qualquer espécie não é bíblico e nem é um fato em seus ministérios e experiências pessoais. Mesmo assim, os líderes carismáticos continuam dizendo em suas reuniões públicas ou às multidões, em transmissões de rádio e TV: “Vamos concordar juntos que qualquer pessoa que estiver ouvindo ou vendo este programa será curada em o nome de Jesus”. Será que todos são mesmo curados na hora... ou depois? Claro que não! Ao torcer e aplicar erroneamente as Escrituras, os pregadores carismáticos estão enganando milhões de pessoas crédulas. [mas como está escrito: “E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira”].
10.- O Movimento Carismático promove os ensinos não bíblicos e perigosos sobre o atual poder de Satanás e as atitudes dos crentes em relação ao “príncipe das potestades do ar” (Efésios 2:2). Os líderes carismáticos levam suas audiências a um verdadeiro frenesi, quando falam em “amarrar Satanás”, em “expulsá-lo das pessoas”, em “atirá-lo ao abismo”, etc. Também falam sobre “pisar sobre Satanás”, “expulsá-lo deste mundo”, etc. Este ensino ignora completamente as instruções das Escrituras para o crente. Devemos vigiar e resistir ao diabo (Tiago 4:7 e 1 Pedro 5:8-9) e devemos também obedecer ao que diz Efésios 6:10-17, vestindo a armadura de Deus, porém sem esquecer o exemplo de Miguel, quando este lidava com Satanás, conforme Judas 1:9 “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda”.
Acreditamos firmemente que o “falar em línguas” cessou quando o Cânon da Escritura foi completado (1 Coríntios 13:8). Acreditamos ser errado ensinar que os crentes devem se empenhar na busca do “batismo no Espírito Santo”.  A Bíblia ensina claramente que todos os crentes já foram batizados pelo Espírito Santo, no Corpo de Cristo (1 Coríntios 12:13) e que “se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal  não é dele” (Romanos 8:9-b).
Acreditamos firmemente que os errôneos ensinos do Movimento Carismático têm obscurecido muitos ensinos verdadeiros  e abençoados sobre o ministério do espírito santo, o qual veio ao mundo para nos convencer “do pecado, e da justiça e do juízo”. (João 16:8-11). Ele intercede por nós: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. (Romanos 8:26-27). Ele nos guia à verdade. (João 14:15-26; 16:7,13) e nos selou para o dia da redenção (Efésios 4:30). O Espírito Santo usa a Palavra escrita pelos apóstolos e profetas para nos guiar a toda a verdade. Ele jamais nos levará a fazer ou dizer qualquer coisa contrária à Bíblia, que é a santa, inerrante e eterna Palavra de Deus. (2 Timóteo 3:16).
Alguém poderia indagar: “E se o Movimento Carismático estiver certo e você enganado sobre o falar em línguas nos dias de hoje? Não é possível que Deus queira dar este dom ao Seu povo, agora?” A resposta clara é: Se o falar em línguas é para os dias atuais, então elas deveriam ser praticadas e usadas conforme as Escrituras e não como estão sendo praticadas no moderno movimento de línguas. Nem todos os crentes poderiam esperar ter esse dom (1 Coríntios 12:4-11, 28-31) e os “faladores de línguas” deveriam ficar em silêncio, a não ser que houvesse um intérprete presente (1 Coríntios 14:28). Quem falava tinha entendimento do que falava e isso numa língua estrangeira desconhecida (não nos indiscerníveis bla-bla-blás de hoje) e a não ser que ele ou um intérprete tornasse a mensagem ou oração conhecida pela Igreja, sua compreensão seria “infrutífera”, com respeito à edificação dos membros da Igreja (1 Coríntios 14:4-6; 12:17, cf 12:7). Além disso, somente os homens deveriam ter a liderança na Igreja e as mulheres deveriam ficar submissas  ao ministério que o espírito lhes indicasse; nenhuma mulher devia falar em línguas nas igrejas (1 Timóteo 2:11,12; 1 Coríntios 14:34). Os carismáticos zombam destas verdades.
Se o Movimento Carismático fosse realmente do espírito de Deus, ele estaria exercendo discernimento espiritual e exigindo a separação dos falsos profetas, das igrejas apóstatas e das práticas antibiblícas. Ele estaria também denunciando os falsos evangelhos e outras heresias ensinadas pela Igreja Católica Romana e pelas igrejas ortodoxas, em vez de se juntar às mesmas, no evangelismo, na oração e na adoração.
Por todas estas razões e muitas outras, deveríamos proclamar esta admoestação: O Movimento Carismático é Perigoso - Cuidado Com Ele! [não é um movimento da verdadeira igreja de Deus]
Texto baseado no artigo (“The Charismatic Movement is Dangerous”) escrito por Marion H. Rynolds Jr.

Wikipedia

Resultados da pesquisa