Jesus Nasceu em 25 de dezembro?

NATAL FESTA PAGÃ EM DEVOÇÃO AO DEUS-SOL INVICTUS


A data do nascimento de Jesus

Obs: No final do estudo estão os textos Bíblicos relevantes e um estudo no calendário judaico.
Muito embora, durante muito tempo, as afirmações da Igreja Romana tenham sido colocadas de tal forma que ninguém as poderia questionar, o fato é que sempre houve quem as questionasse, em locais e/ou períodos onde a censura da Igreja era menor. Uma das afirmações mais questionadas sempre foi a data escolhida para comemorar o nascimento de Jesus, fato é que até os dias de hoje igrejas das linhas ortodoxas e orientais comemoram o nascimento de Jesus em outra data. A escolha do dia 25 de Dezembro tem tido muitas explicações, algumas baseadas em costumes e datas comemorativas dos romanos, e outras dos mais variados tipos. Para os que se propõe a ser estudiosos da Bíblia a dúvida quanto essa data é um fato constrangedor, pois a Bíblia dá elementos suficientes para que possamos saber a data próxima do nascimento de Jesus, que como veremos nunca poderia ter sido no final de dezembro, e se partimos do principio de que o que ocorre no velho concerto é uma figura do que iria acontecer no novo concerto, podemos chegar a datas muito exatas as quais nos podem deixar muito surpresos.

Devemos levar em conta que:
1 - Seguramente determinar a data do nascimento de Jesus é irrelevante, pois se a Bíblia não informa é porque não haveria necessidade disso.
2 - Podemos até comemorar o nascimento de Jesus em qualquer dia, mas sempre lembrando que tal dia nunca foi um dia santificado por Deus.
3 - Outro fato interessante é que a Bíblia sempre refere a época em que alguém foi concebido, e nunca a data do nascimento.

Ponto de partida para o estudo

1 - A escala sacerdotal
2 - O sacerdote Zacarias (Ordem de Abias)
3 - A concepção de João Batista
Leiamos inicialmente os textos: Lucas 1:5 ; 1:8; 1:23; 1:24; 1Crônicas 24:1-4; 1crônicas 9:25; 2Crônicas 23:8; 2Crônicas: 24: 7-19.
A Palavra de Deus nos informa claramente em que ocasião Zacarias (da ordem de Abias) estava no Templo e nos informa que João Batista foi concebido logo em seguida. A Bíblia nos ensina que havia uma escala para os sacerdotes, e como essa escala deveria ser cumprida. Encontramos essa escala e seu funcionamento nos livros das Crônicas. Note-se que havia também serviços fora da escala os quais ocorriam nas grandes festas (Deuteronômio 16:16). Durante as grandes festas todos os oficiais do templo estavam em serviço em razão do grande afluxo de gente.
Eram elas :
1 - A Páscoa – 3a semana do ano;
2 - Pentecostes 9a semana do ano;
3 - Cabanas no mês de Tishri (15 do mês).

Dentro do calendário Judeu temos que:
O Calendário religioso Judeu começa na primavera no mês de Nissan, e a 1a escala pertencia à família de Jehoarib, a qual deveria servir por sete dias.
A segunda semana estaria sob a responsabilidade da família de Jedaiah.
A terceira semana é a festa dos pães asmos, e todos os oficiais estariam presentes ao serviço.
A quarta semana seria da 3a familia, Harim
A quinta semana seria da 4a família, Seorim
A sexta semana seria da 5a família, Malchijah
A sétima semana seria da 6a família , Mijamim
A oitava semana seria da 7a família, Hakkos
A nona semana é a festa de Pentecostes
A décima semana era da 8a família, Abias ( Abiah)
Na época do nascimento de Jesus o sacerdote dessa ordem era Zacarias. Dessa forma os escalados se sucediam obedecendo à norma estabelecida, em um ano cada família era responsável por duas escalas. Este estudo assumirá que a escala de Zacarias se deu na 10a semana (1a escala da ordem de Abias). Se fizermos este mesmo estudo partindo da segunda escala, veremos que da mesma forma o nascimento de Jesus não seria em dezembro e deveria ter ocorrido em Março. Seguramente é possível opor questionamentos a detalhes deste estudo, porém com base bíblica nenhum estudo levara a dezembro como quer a Igreja Romana.

A concepção de João Batista

Nosso estudo usara os anos –6; -5; e –4 para análise, por serem historicamente os mais viáveis, mas qualquer que seja o ano usado nesse entorno mostrara que o nascimento de Jesus não poderia ter sido em 25 de Dezembro. A escolha desse ano parte do fato conhecido historicamente de que Herodes morreu no ano – 4 ac - e que a Bíblia claramente informa os fatos que ocorreram enquanto Herodes estava vivo. No ano  -6, (3755) o período de trabalho de Zacarias no templo (1a escala da ordem de Abiah) começaria no décimo sábado do ano ou seja o primeiro sábado do terceiro mês, SIVAN (Maio-Junho) e iria até a sexta feira seguinte (inclusive). Tendo completado o seu serviço ao terminar o sexto dia Zacarias passou o serviço para o sacerdote da ordem seguinte que iniciaria a partir do 2o sábado de sivan. A Bíblia diz que Zacarias voltou para sua casa e então sua mulher concebeu o filho que viria a se chamar João (Batista). (Lucas 1:24). Logo concluímos que João deve ter sido concebido logo após o segundo sábado do mês de Sivan. Esse é o ponto de partida de nosso estudo.

A concepção de Jesus

O Texto de Lucas nos informa que Maria concebeu no sexto mês da gravidez de Isabel. Lucas 1: 26-27.
Não podemos esquecer que:
1 - O calendário judaico é lunar,
2 - O período de gestação humana é de 280 dias.
Na posse de um calendário judaico (no final do estudo temos um com esse período) é fácil contar 177 dias (seis meses lunares de 29,5 dias) a partir da concepção de João Batista (no mês de Sivan) para chegarmos a concepção de Jesus no final do mês de Kislev (nov./dez). É interessante notar que Jesus teria sido concebido no Inverno, na festa das luzes. JESUS A LUZ DO MUNDO, foi concebido na festa das luzes, seria mera coincidência?

O nascimento de João Batista

Contando-se 280 dias a partir do terceiro sábado de Sivan, chegamos ao nascimento de João Batista, que nasce no mês de Nissan durante os festejos da páscoa. É importante notar que os Judeus esperam o retorno de ELIAS por ocasião da páscoa, e até costumam deixar uma cadeira vazia a mesa para receber Elias. Jesus nos disse que João Batista era o Elias esperado, e Elias (João Batista) nasceu na data que todos esperavam – a páscoa. Malaquias 4:5 “Eu mandarei o profeta Elias antes da vinda do grande dia do Senhor”. Veja-se Mateus 17:10 –13.

O nascimento de Jesus

Jesus foi concebido seis meses depois de João Batista. A data do nascimento de João Batista pode ser bem estabelecida em torno de 15 de Nissan. Acrescentando-se seis meses ao nascimento de João chegamos ao Nascimento de Jesus no mês de Tishri (set-out) ou ainda contando-se 280 dias a partir da concepção de Jesus chegaremos na mesma data. E o que é que temos de especial nesse período do mês de Tishri? Temos ai A FESTA DAS CABANAS E O DIA DO PERDÃO (Purificação do Santuário). Tudo leva a crer que JESUS, que veio trazer o perdão dos Pecados tenha nascido então no DIA DO PERDÃO!

Argumento acessório – Os pastores

A Bíblia nos informa que os pastores estavam no campo, Lucas 2:8. Sabemos que o mês de dezembro e mais particularmente o dia 25 de dezembro é o solstício de inverno naquela região , ou seja é a noite mais longa do ano, e a mais fria. Logo em 25 de dezembro nunca haveria pastores no campo, e nunca poderia ser o nascimento de Jesus. Anexo vai o calendário Judaico de dois anos anteriores a morte de Herodes em –4 ac. Uma analise das datas nos permitira ficar mais convictos das conclusões deste estudo.

Conclusões finais

Seguramente Jesus não Nasceu no dia 25 de Dezembro. O mês mais provável é o mês de Tishri e o dia poderia ser o dia 10 de Tishri. No nosso calendário a época seria no mês de Setembro/outubro, ou ainda antes se ocorresse um Ano de treze meses (Adar 2).
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ESTUDO NO CALENDÁRIO JUDAICO

Anos –6, -5, -4
IMPORTANTE :- você pode consultar o calendário perpetuo judaico no endereço :- http://www.uwm.edu/cgi-bin/corre/calendar

ANO - 6

NISSAN - MARÇO/ABRIL
IYAR - ABRIL/MAIO
ANO NOVO O DIA DO PERDÃO, A FESTA DAS CABANAS E O NASCIMENTO DE JESUS.
TENDO SIDO ESTE O ANO COMO O ESTUDO NOS LEVA A CONCLUIR, QUE JESUS TERIA NASCIDO POUCO ANTES OU EM TORNO DO DIA DO PERDÃO - 10 DE TISHRI.
Alguns textos Bíblicos são fundamentais para que possamos entender os fatos:
Lucas 1:5 “Existiu no tempo de Herodes Rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de ABIAS”... ; Lucas 1:8 “e aconteceu que exercendo ele o sacerdócio diante de Deus na ordem de sua escala...” ; Lucas 1:23 “E aconteceu que terminados os dias do seu ministério voltou para casa” ; Lucas 1:24 “E depois daqueles dias, Isabel sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou,” ; Lucas 1: 26-27 “E no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da Virgem era Maria. ” ;
João 10:22 “ Celebrava-se a festa da dedicação e era inverno “;
1Crônicas 28:13 “também para as turmas dos sacerdotes e dos levitas, para toda a obra do serviço da casa do Senhor e para todos os vasos do serviço da casa do Senhor,” ;
1Crônicas 24: 1-19: “As turmas dos filhos de Arão foram estas: os filhos de Arão: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. Mas Nadabe e Abiú morreram antes de seu pai, e não tiveram filhos; por isso Eleazar e Itamar exerciam o sacerdócio. E Davi, juntamente com Zadoque, dos filhos de Eleazar, e com Aimeleque, dos filhos de Itamar, os distribuiu segundo os deveres do seu serviço. E acharam-se mais chefes dentre os filhos de Eleazar do que dentre os filhos de Itamar; e assim foram distribuídos: dos filhos de Eleazar, chefes das casas paternas, dezesseis; e dos filhos de Itamar, segundo as suas casas paternas, oito. Assim foram distribuídos por sortes, tanto uns como os outros; porque havia príncipes do santuário e príncipes de Deus, tanto dentre os filhos de Eleazar, como dentre os filhos de Itamar. E os registrou Semaías, filho de Netanel, o escrivão dentre os levitas, diante do rei, dos príncipes, de Zadoque, o sacerdote, de Aimeleque, filho de Abiatar, e dos chefes das casas paternas entre os sacerdotes e entre os levitas, tomando-se uma casa paterna para Eleazar, e outra para Itamar. Assim a primeira sorte saiu a Jeoiaribe, a segunda a Jedaías, a terceira a Harim, a quarta a Seorim, a quinta a Malquias, a sexta a Miamim, a sétima a Hacoz, a oitava a Abias, a nona a Jesuá, a décima a Secanias, a undécima a Eliasibe, a duodécima a Jaquim, a décima terceira a Hupá, a décima quarta a Jesebeabe, a décima quinta a Bilga, a décima sexta a Imer, a décima sétima a Hezir, a décima oitava a Hapizes, a décima nona a Petaías, a vigésima a Jeezquel, a vigésima primeira a Jaquim, a vigésima segunda a Gamul, a vigésima terceira a Delaías, a vigésima quarta a Maazias. Esta foi a distribuição deles no seu serviço, para entrarem na casa do Senhor, segundo lhes fora ordenado por Arão, seu pai, como o Senhor Deus de Israel lhe tinha mandado”.
2Crônicas 23:6-8 “ Não entre, porém, ninguém na casa da Senhor, senão os sacerdotes e os levitas que ministram; estes entrarão, porque são santos; mas todo o povo guardará a ordenança do Senhor. E os levitas cercarão o rei de todos os lados, cada um com as suas armas na mão; e qualquer que entrar na casa seja morto; mas acompanhai vós o rei, quando entrar e quando sair. Fizeram, pois, os levitas e todo o Judá conforme tudo o que ordenara e sacerdote Jeoiada; e tomou cada um os seus homens, tanto os que haviam de entrar no sábado como os que haviam de sair, pois o sacerdote Jeoiada não despediu as turmas”.
1Crônicas 9:25 “Seus irmãos, que moravam nas suas aldeias, deviam de tempo em tempo vir por sete dias para servirem com eles”.
Deuteronômio 16:16 “Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher: na festa dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos. Não aparecerão vazios perante o Senhor”.


Eloy Arraes Vargas



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