Conheça a Origem da Trindade, Dualidade e Triteísmo!

Num breve estudo, despertar a atenção dos sinceros para um aprofundamento e pesquisa neste assunto que, embora não pareça de muita importância, tem comprometido muita gente com o anti-cristo e suas falsas doutrinas
INTRODUÇÃO
Assunto de séculos e de muitos concílios esta matéria merece ser analisada com muito cuidado. As religiões tem assumido alguma destas posições sem realmente entender o comprometimento com o erro, pois tais definições doutrinárias chegam a neutralizar a obra vicária de Cristo, como veremos mais tarde. O cristianismo verdadeiro não é uma religião politeísta. Seqüência do judaísmo, deve se manter monoteísta, sob pena de somar forças com as religiões idólatras que tinham vários deuses. A trindade do IV século, diferentemente de hoje, cuidava para não parecer triteísta. Hoje seus adeptos defendem Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, como distintos, havendo até mesmo os que dirigem orações ao Espírito Santo. Poucos tem Jesus como Mediador e se dirigem a Deus. Oram direto a Jesus e, não sabemos o porquê, no próprio nome de Jesus. Na verdade estão perdidos, não sabem a quem se dirigir, não discernindo nada. Vamos estudar e conhecer melhor o assunto.
QUESTIONÁRIO
1. Quando a trindade começou a se firmar como doutrina e qual é sua definição?
No Concílio de Nicéia em 325 d.C e seu principal defensor foi o arcediago Atanásio. Vejamos a definição:
“O Dogma da Trindade – A trindade é o termo empregado para indicar a doutrina central da religião cristã – a verdade de que na divindade há três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, estas Três Pessoas sendo realmente distintas uma da outra. Assim, nas palavras do credo Atanasiano: `O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus; e, no entanto, não são três deuses, mas Deus é um só.’” – The Catholic Encyclopedia – 1912 – Vol. XV – pg. 47.
“Os crentes comuns, e até mesmo a maioria dos mestres cristãos, se fossem solicitados a definir a trindade, apresentariam uma definição «triteísta», e não uma definição «trinitária». ” Enciclopédia de Bíblia e Teologia, Vol. 6, pg. 626.
Russel diz isto porque os trinitarianos persistem em afirmar que as “três pessoas” são «distintas». Aí é triteísmo mesmo!
2. Que é triteísmo?
Crença em três deuses. Segundo Russell Normam Champlin em sua Enciclopédia de Bíblia e Teologia, os mórmons são triteístas, defendendo três deuses distintos, mas esta doutrina está bem presente na trindade de muitos ministros protestantes.
3. Que é panteísmo?
Palavra grega pan, = tudo + théos, = deus. Como própria palavra define, “tudo é Deus”. Deus é a cabeça da totalidade e o universo, o mundo todo, todas as coisas, é Seu corpo. O finito e o infinito é a mesma coisa e o universo passa a ser auto-existente. Portanto, tudo é Deus. A crença panteísta está presente no hinduísmo, no budismo e em outras religiões orientais.
4. Quanto à divindade, qual era a fé do povo judeu?
Monoteísta. Do grego monos, «único» + théos, «Deus», significa a crença em um único e verdadeiro Deus, não se admitindo que hajam outros «deuses». O «henoteísmo» admite a existência de vários deuses, embora entenda que somente um possa e deva ser adorado como Deus.
5. Qual era a relação entre gnósticos e o docetismo?
A palavra docetismo vem do grego dokéo = parecer. Diz-se que o docetismo era uma crença dentro do gnosticismo que imaginava ser Jesus irreal, possuindo um corpo como uma sombra ou um fantasma; uma espécie de representação teatral e não um corpo humano. Negavam portanto a humanidade de Jesus, tendo-a apenas como «aparente». Os gnósticos criam que a matéria era o próprio princípio do pecado e que um ser mais elevado ou divino não poderia estar envolvido com a matéria. A trindade de hoje incorpora a idéia, apresentando um Jesus Deus-homem, de humanidade duvidosa.
6. Que pretende defender o dualismo?
O dualismo se difere da trindade no fato de reconhecer que o Espírito Santo não é uma pessoa, mas segue na fé docetista de que Jesus seguiu sendo Deus aqui na Terra, dupla natureza, etc.
7. De onde vem o unicismo e que ensinam seus defensores?
Doutrina com origem em Sabélio, um teólogo nascido na Líbia, que viveu no III século. Ensinava uma única essência divina que operaria mediante três manifestações temporárias e sucessivas: como Pai, como Filho e como Espírito Santo. Também conhecida por «modalismo», a doutrina combate tendências politeístas e defende Jesus como sendo o próprio e único Deus. Diz que quando Jesus orava, era Sua natureza humana orando à divina. Nega Jesus como Mediador e é extremamente docetista, pois considera Jesus sempre como Deus. Logo Ele não podia ser tentado, tampouco morrer por nós.
8. Pode o Espírito Santo ser considerado uma pessoa?
Não. Espírito na Bíblia é sopro, fôlego ou poder. O Espírito Santo é o próprio Deus ou Seu poder manifesto entre nós.
O Espírito foi derramado (Joel 2:28) -> Encheu as pessoas (Atos 2:2,4) -> Gerou Jesus em Maria (Mat. 1:20) -> Não se fala em trono do Espírito.

Galdino de Oliveira
www.igrejadedeus.info

NINGUEM VAI MORAR NO CÉU!





“Sede benditos do Senhor, que fez os céus e a terra. Os céus são os céus do Senhor; mas a terra, o deu aos filhos dos homens” (Salmo 115:15, 16).
Deus criou a terra para que fosse sempre a morada do homem. Nunca foi propósito divino que o céu um dia fosse à habitação do ser humano. Conforme o texto acima citado, o céu pertence ao Eterno Criador, porem a terra Ele deu aos homens.
O homem foi colocado como Rei sobre toda a criação do Altíssimo:
Gênesis 1:26 -> Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
Gênesis 1:27 -> Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:28 -> E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
No entanto o homem, por causa da desobediência, perdeu todo o domínio que possuía entregando-o ao diabo.
Lucas 4:6 -> Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.
Mas o Criador providenciou um meio para que o homem outra vez pudesse possuir o Reino e o domínio que havia perdido. “O salmista Davi orou ao Pai pedindo que o homem viesse a ter domínio outra vez sobre as demais criaturas“.
Salmos 8:6 -> Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste:
Salmos 8:7 -> ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo;
Salmos 8:8 -> as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares.
Por intermédio do perfeito sacrifício do Senhor Jesus Cristo o Messias, o homem voltará a possuir o domínio da qual ele perdeu no Éden! O homem perdeu o domínio do planeta terra, portanto isto hoje constitui a sua herança.
A grande maioria hoje vive uma falsa expectativa de que o justo é quem será levado quando Jesus voltar.
A verdade é que muito em breve, por ocasião da segunda vinda de Cristo, o Pai estabelecerá na terra um governo perfeito. Tendo em vista que o Trono de Jesus é na terra, os justos aqui ficarão e se assentarão com Ele em seu trono para governar as nações.
A expectativa do homem ir um dia morar no céu, certamente não teve suas origens nas promessas de Deus. Pelo contrário, houve alguém que ambicionou “subir ao céu” e “exaltar o seu trono acima das estrelas de Deus”.
Isaías 14:13 Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte.
De acordo com a palavra da profecia este alguém foi o diabo, que ambicionou o Trono de Deus. Portanto não é de se admirar que este tenha injetado na mente dos seres humanos esta crença que acabou se transformando em uma obsessão, ou seja, querer assentar no trono de Deus no céu.
Devemos estar satisfeitos com o que o Pai dos espíritos nos prometeu como herança. Não pode haver maior recompensa para o homem, que tomar posse do domínio que possuía antes do pecado. Se o homem realmente entendesse o que significa ser herdeiro da terra, jamais ficaria tão obcecado com essa idéia de querer ir morar no céu, mesmo porque isto não faz parte dos planos e promessas que o Criador prometeu ao homem. Certamente o que Ele prometeu para o homem é o melhor.
Vejamos os planos, e as promessas de Deus para o homem!

1º Deus não deu o Céu para os homens: “.
(Salmo 115:16) -> Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens.
2º O céu é o trono de Deus:
(Atos 7:49) -> O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso?. 3º Aqui habitarão os que esperam no Senhor:
(Salmo 37:9) -> Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra.
4º Os justos herdarão a terra:
(Salmo 37:29) -> Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre.
5º Jesus e Davi disseram que os mansos herdarão a Terra:
(Mateus 5:5) -> Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
(Salmo 37:11) -> Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz”.
6º Os remidos por Cristo aqui reinarão:
(Apocalipse 5:10) -> E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra”
7º Na terra habitarão os eleitos do Senhor:
(Isaias 65:9) -> E produzirei descendência a Jacó, e a Judá um herdeiro que possua os meus montes; e os meus eleitos herdarão a terra e os meus servos habitarão ali.
8º Os justos e sinceros não serão removidos daqui:
(Isaias 65:9) -> Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados.
(Salmos 37:9) Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra.
9º A terra é o limite do homem:
(Atos 17:26) -> E de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação.
10º O homem é da terra:
(Salmos 10:18) -> Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em usar da violência.
11º Jesus disse que ninguém poderia segui-lo para o céu:
a) Nem os judeus incrédulos:
(João 7:33, 34) -> Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda um pouco de tempo estou convosco, e depois vou para aquele que me enviou. Vós me buscareis, e não me achareis; e onde eu estou, vós não podeis vir.
(João 8:21-23) -> Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Eu retiro-me, e buscar-me-eis, e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, não podeis vós vir. Diziam, pois, os judeus: Porventura quererá matar-se a si mesmo, pois diz: Para onde eu vou não podeis vir? E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. b)Nem Seus próprios discípulos:
(João 13:33) -> Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco”. Vós me buscareis, mas, como tenho dito aos judeus: Para onde eu vou não podeis vós ir; eu vo-lo digo.
12º Jesus ensinou que o reino vem:
(Mateus 6:9, 10) -> Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
13º Jesus nos prometeu lugar no trono dEle:
(Apocalipse 3:21) -> Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” Nota: Hoje Jesus está no trono do Pai e não no dEle!
14º O Reino de Jesus será aqui na terra:
(Mateus 13:41, 42) -> Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Nota: Onde estão os causadores de escândalos e o que cometem iniqüidade atualmente? Eles estão poluindo o Reino, pois são Joio. Eles serão removidos do Reino de Jesus, a terra!
15º O Trono de Davi, em Jerusalém, será de Jesus:
(Lucas 1:31-33) -> E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
(Atos 2:29, 30) -> Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura”. Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono.
16º Jesus vai ocupar este trono quando voltar:
(Mateus 25:31) -> E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória.
17º Os ímpios é que serão tirado daqui:
(Provérbios 2:22) -> Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados.
(Mateus 13:40) -> Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
(Mateus 13:41) -> Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. 18º Se aqui será o Reino, aqui está o trono de Jesus:
(Daniel 7:14) -> E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino o único, que não será destruído.
19º O Reino é debaixo dos céus;portanto na Terra:
(Daniel 7:27) -> E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão.
20º Somos trigo ou filhos do reino e aqui ficaremos:
(Mateus 13:38) -> O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
(Mateus 13:30) -> Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro. 21º O ímpio é joio e ele é que sairá daqui:
(Mateus 15:13) -> Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada.
22º Jesus vem para ficar aqui:
(Daniel 2:34) -> Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou.
(Daniel 2:35) -> Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra.
(Daniel 2:44) -> Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre. A pedra volta para o Céu? Não. Antes se torna um grande monte (reino) e enche toda a Terra. É o Reino Milenar Messiânico! “Este reino não passa mais aos homens, mas somente ao Pai.”
(I Coríntios 15:24-28) -> Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
23º As moradas de João 14 vem para cá:
(Apocalipse 21:2,3) -> E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo. Ninguém vai ao Céu para morar na nova Jerusalém, Ela descerá depois do Milênio e então será habitada pelos santos!

EDY BRILHADOR
www.igrejasdedeus.info

SEJA UM PRE-MILENISTA HISTÓRICO!



1.1 Premilenismo histórico
Essa corrente escatológica também é denominada Premilenismo Clássico e Não–Dispensacional.
O Premilenismo Histórico é conhecido como clássico porque fora a interpretação escatológica principal nos três primeiros séculos, em que os padres Papias, Irineu, Justino Mártir, Tertuliano e outros apoiavam essa interpretação.
É sustentado que Cristo voltará e haverá um período de paz, justiça e gozo, no qual a própria pessoa de Cristo reinará por sobre a Terra. O arrebatamento e volta de Cristo é interpretado como um evento único. Antes desse “milênio”, haverá sinais que demonstrarão a volta de Cristo.
Alguns proponentes dessa interpretação escatológica são: George Ladd, J. Barton Payne, Alexander Reese, Millard Erickson e outros.
Essa corrente sustenta que a atual Igreja é o Israel espiritual, mas Deus restaurará a nação israelita, pois para ela há promessas no milênio; para provar essa restauração é usado Rm11(vide). Crêem que, após a segunda vinda de Cristo, Satanás será preso, haverá a chamada primeira ressurreição e Cristo reinará no milênio; é usado como prova disso Ap.10:20(vide), no qual relata tais acontecimentos. Argumentam que, o Velho Testamento e Cristo disseram a respeito do governo do Ungido, sendo usado Sl 2(vide) como respaldo bíblico. Usam somente a literatura apocalíptica para provar a literalidade do milênio, visto que as escrituras veterotestamentárias não têm texto algum que relata um período literal de mil anos.
Basicamente, é tudo isso que os premilenistas clássicos crêem, não são profundos em sua teologia escatológica.
 
1.2 Premilenismo Dispensacionalista
Essa é a corrente escatológica mais complexa. Quem a esta se posicionar e quiser aprofundar será necessários anos de pesquisa e árduo estudo.
Antes de entendermos basicamente os pontos sobre o milênio defendido pelo dispensacionalismo, vejamos um pouco sobre a história desse pensamento e suas características.
A teologia dispensacionalista é centralizada na escatologia, sendo depositária de uma hermenêutica literal que parte do Antigo Testamento para o Novo Testamento. Por defender a inerrância das escrituras (fundamentalismo), hoje o dispensacionalismo é a linha teológica defendida pela grande maioria dos evangélicos das Américas.
O padre Emanuel Lacunza (1731-1801) fora o primeiro a separar a idéia do arrebatamento da idéia da volta de Cristo, ou seja, sempre a Igreja defendeu que o arrebatamento e a segunda vinda são o mesmo evento, até esse padre lançar essa proposta, no Chile. Porém essa idéia surgiu por motivos políticos. Quando Lacunza fora expulso do Chile, escrevera na Itália um livro com suas idéias pré-tribulacionistas, no qual defendia que, o intervalo entre o arrebatamento e segunda vinda era de 45 dias. Logo após, surge Eduard Irving dizendo que, esse intervalo era de 3 anos e meio. Em 1827, Darby, que era anglicano, abandona sua igreja e se membra a Igreja dos Irmãos. Começou a estudar o Antigo Testamento e já conhecia os escritos do padre Lacunza. Em 1830, Darby visita uma congregação, em que uma adolescente de 15 anos, Margareth Macdonald, profetiza que o intervalo entre o arrebatamento e a segunda vinda de Cristo seria de 7 anos. Margareth Macdonald faleceu com 29 anos, e segundo o atestado de óbito, ela era insana mental. Após isso, parece que Darby adotou essa idéia de 7 anos de intervalo; publicou 40 livros expondo suas idéias numa linguagem fundamentalista, o que lhe deu proeminência.

Bem resumidamente, essa é a história do dispensacionalismo. Os adeptos do Premilenismo Dispensacionalista, sustentam a existência de um arrebatamento, em que 7 (sete) anos depois, período da grande tribulação, virá o milênio. Para essa linha escatológica, há uma distinção histórica e bíblica entre Israel (Povo escolhido) e Igreja. No milênio Cristo reinará na Terra - isto visto fazendo uma leitura literal de Ap.19-20(vide). Encontram bases bíblicas no Velho Testamento para o milênio, usando uma hermenêutica ora literal, ora alegórica, ora tipológica, ora simbológica.
Basicamente, o Premilenismo Dispensacionalista difere do Histórico na questão dos eventos, pois os históricos ou clássicos defendem arrebatamento e segunda vinda como evento uno, já os dispensacionalistas separam os eventos. Eu disse “basicamente” nessa questão, pois o Dispensacionalismo é muito mais amplo que essa questão de evento, envolvendo profecias de Daniel e todo um encaixe do Velho no Novo Testamento.
Alguns proponentes dessa corrente escatológica são: Darby, Scofield (autor da primeira bíblia evangélica com notas de rodapé), Lewis Sperry Chafer; John Walvoord, Charles Feinberg, Herman Hoyt, Harry Ironside, Eric Sauer, Charles Ryrie e outros, como muitos fundamentalistas.

CONCLUSÃO: A IGREJA ESTÁ FUNDAMENTADA NO PREMILENISMO HISTÓRICO E BÍBLICO! O PREMILENISMO DISPENSACIONALISTA É UM PRODUTO DO SÉCULO 19 E NÃO POSSUI APOIO BÍBLICO!

FONTE: 
MILLARD, Erickson. Opções Contemporâneas na Escatologia. Tradução Gordon Chown. São Paulo: Vida Nova, 1986.170p.
HOUSE, Wayne. Teologia Cristã em Quadros. Tradução João Bentes e Gordon Chown. São Paulo: PES, 1992.p.233-243.
GILLIS, Christian. Roteiro de Aulas de História da Igreja. 3ed.2000.p.37-38.

A ORIGEM DA TEORIA DO "ARREBATAMENTO SECRETO"!

A Origem do Ensino de um Arrebatamento Pré-Tribulacional!

Brian Schwertley

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto



Sempre que o cristão encontra uma doutrina que não foi ensinada por alguém de qualquer ramo da igreja de Cristo durante os dezoito séculos passados, ele deveria ter muita suspeita de tal ensino. Esse fato em e por si mesmo não prova que o novo ensino é falso. Mas, deveria definitivamente levantar suspeitas, pois se algo é ensinado na Escritura, não é absurdo esperar que ao menos uns poucos teólogos e exegetas tenham descoberto isso antes.
O ensino de um arrebatamento secreto pré-tribulacional é uma doutrina que nunca existiu antes de 1830. O arrebatamento pré-tribulacional veio à existência mediante uma exegese cuidadosa da Escritura? Não!
A primeira pessoa a ensinar a doutrina foi uma jovem chamada Margaret Macdonald.
Margaret não era teóloga nem expositora bíblica, mas uma profetiza da seita Irvingita2 (a Igreja Católica Apostólica). O jornalista cristão Dave MacPherson escreveu um livro sobre o assunto da origem do arrebatamento secreto. Ele escreve: “Temos visto que uma jovem escocesa chamada Margaret Macdonald
teve uma revelação particular em Port Glasgow, Escócia, no começo de 1830, de que um grupo seleto de cristãos seria capturado para encontrar Cristo nos ares, antes dos dias do Anticristo. Uma testemunha ocular, Robert Norton M.D., preservou o relato escrito a mão por ela da sua revelação de um arrebatamento pré-tribulacional em dois de seus livros, e disse que foi a primeira vez que alguém dividiu a segunda vinda em duas partes ou estágios distintos. Seus escritos, juntamente com muitas outras literaturas da Igreja Católica Apostólica, ficaram escondidos por muitas décadas do pensamento evangélico dominante, e apenas recentemente reapareceram. As visões de Margaret eram bem conhecidas por aqueles que visitavam sua casa, entre eles John Darby dos Irmãos. Dentro de poucos meses sua concepção profética distintiva foi refletida na edição de setembro de 1830 do The Morning Watch3 e na primeira assembléia dos Irmãos em Plymouth, Inglaterra. Os primeiros discípulos da interpretação pré-tribulacionista freqüentemente a chamavam de uma nova doutrina”.
John Nelson Darby (1800-1882), que foi o líder do movimento Irmãos e “pai do Dispensacionalismo moderno”, tomou o novo ensino de Margaret Macdonald sobre o arrebatamento, fez algumas mu danças (ela ensinava um arrebatamento parcial de crentes, enquanto ele ensinava que todos os crentes seriam arrebatados) e incorporou-o em seu entendimento dispensacionalista da Escritura e profecia. Darby gastaria o resto de sua vida falando, escrevendo e viajando para espalhar a nova teoria do arrebatamento. Os Irmãos de Plymouth admitiam abertamente e até mesmo se orgulhavam do fato que entre os seus ensinos estavam alguns totalmente novos, que nunca tinham sido ensinados pelos pais da igreja, escolásticos medievais, reformadores protestantes e muitos outros comentaristas.
O maior responsável pela ampla aceitação do pré-tribulacionismo e dispensacionalismo entre os evangélicos foi Cyrus Ingerson Scofield (1843- 1921). C. I. Scofield publicou sua Bíblia de Referência Scofield em 1909. Essa Bíblia, que expunha as doutrinas de Darby em suas notas, se tornou muito popular em círculos fundamentalistas. Na mente de muitos – professores da Bíblia, pastores fundamentalistas e multidões de cristãos professos – as notas de Scofield eram praticamente igualadas à própria palavra de Deus. Se uma
pessoa não aderia ao esquema dispensacionalista e pré-tribulacional, ele ou ela seria quase que automaticamente rotulado de modernista.
Hoje existe uma abundância de livros advogando a teoria do arrebatamento pré-tribulacional e o entendimento dispensacionalista dos fins dos tempos. Dado o fato que entre os cristãos professos o arrebatamento prétribulacional ainda é freneticamente popular, uma comparação dessa teoria com o ensino bíblico está justificado. Veremos que os argumentos típicos oferecidos em favor dessa teoria estão em conflito com a Bíblia.

REFERÊNCIAS:

Extraído e traduzido do livreto “Is the Pretribulation Rapture Biblical?”, de Brian Schwertley.
4 Dave MacPherson, The Incredible Cover-Up: The True Story of the Pre-Trib Rapture (Plainfield, NJ: Logos International, 1975), p. 93. Os seguintes estudiosos são citados por MacPherson como
concordando com a afirmação dele que o pré-tribulacionismo é uma doutrina totalmente moderna, que seoriginou em ou por volta de 1830: Samuel P. Tregelles, Alexander Reese, Floyd E. Hamilton, Oswald T. Allis, D. H. Kromminga, George E. Ladd and J. Barton Payne. MacPherson também cita vários estudiosos dispensacionalistas e pré-tribulacionistas que admitem que a teoria pré-tribulacionista é de fatouma nova doutrina: W. E. Blackstone, H. A. Ironside, Charles C. Ryrie, Gerald B. Stanton and John F.Walvoord.
5 http://reformedonline.com/view/reformedonline/rapture.htm
1 E-mail para contato: felipe@monergismo.com. Traduzido em dezembro/2007.
2 Irvingitas são os seguidores do famoso pregador de Londres, Edward Irving. A nova denominação IgrejaCatólica Apostólica não foi fundada por Edward Irving (1792-1834), mas certamente recebeu sua influência. Ver artigo “Edward Irving: Precursor do Movimento Carismático na Igreja Reformada”, Alderi Souza de Matos, Fides Reformata. (N. do T.)
3 Jornal trimestral pouco conhecido publicado pelos Irvingitas de 1829 a 1832. (N. do T.)
Monergismo.com – “Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:9)
www.monergismo.com

Wikipedia

Resultados da pesquisa